O grupo BIAL recebeu aprovação da Comissão Europeia para a introdução no mercado do medicamento ONGENTYS®, com indicação para o tratamento da doença de Parkinson. Conhecido até agora pelo nome do princípio ativo – opicapona –, o ONGENTYS® começará a ser comercializado já no final do ano em alguns países europeus.
O ONGENTYS® está indicado como terapêutica adjuvante de preparações de levodopa/inibidores da DOPA descarboxilase (DDC), em doentes adultos com doença de Parkinson e flutuações motoras de fim-de-dose cuja estabilização não é possível com outras terapêuticas.
"É uma enorme satisfação obter a aprovação pelas autoridades europeias do ONGENTYS®, um medicamento que oferece aos doentes com Parkinson uma nova terapêutica adjuvante de toma única e eficaz. Trabalhamos no desenvolvimento do ONGENTYS® há vários anos e esta aprovação é reflexo do compromisso da BIAL com a saúde e qualidade de vida dos doentes, seus familiares e cuidadores", sublinhou o Dr. António Portela, CEO da BIAL, num comunicado divulgado pelo grupo farmacêutico.
A doença de Parkinson é altamente incapacitante e afeta as faculdades motoras dos seus portadores. A Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA) estima que 1,2 milhões de pessoas na União Europeia sofram desta patologia, incluindo 22 mil portugueses.